IFish Fishing Forum banner

Endireite-me, 85 vs 91 octanagem em grandes altitudes

549 views 14 replies 11 participants last post by  bumpus  
#1 ·
Abasteci em Salmon, Idaho, e só depois percebi que tinha abastecido com 85. Ora, sempre tive a impressão de que octanagem mais alta em altitudes mais elevadas é melhor e ajuda a prevenir a detonação do motor. No entanto, depois de pesquisar no Google, parece que o oposto é verdadeiro e 85 é recomendado... Acho que aprendo algo novo todos os dias.

#4 ·
Se você estiver dirigindo apenas em "altitude", continue usando o 85, a menos que o fabricante do seu veículo diga o contrário. Caso contrário, se você tiver uma escolha, vá para o 87 de octanagem que é normalmente usado ao nível do mar até cerca de 4.000 pés. Os sensores podem se ajustar ao 85, mas ainda assim pode causar problemas se você estiver subindo e descendo a montanha, por assim dizer.
Agora, se você tiver um desses pequenos motores turbo de 4 cilindros, isso é outra questão. Alguns exigem 91 de octanagem, mas funcionarão com 87 com menos potência. Eu nunca colocaria 85 neles.

#5 ·
A taxa de compressão do motor determina a necessidade de octanagem. Baixa taxa de compressão = 87 octanas. Alta taxa de compressão = 89 ou 91 octanas.

Seu motor EFI compensará a altitude. Se você tiver um carburador, terá que ajustar a mistura de combustível pobre/rica do carburador.

#9 ·
Motores modernos têm sensores para evitar o ping. O desempenho sofrerá. Muitos motores modernos têm taxas de compressão que deveriam exigir alta octanagem, mas as pessoas não têm ideia. O 6.2 vortec, por exemplo, 11.5:1 seria uma máquina cantora em gasolina comum sem a eletrônica.

Para falar diretamente com sua pergunta, maior altitude requer menos octanagem.

#11 ·
Sempre que o sensor de detonação entra em ação, o desempenho sofre. Os carros hoje em dia são tão bem isolados contra o ruído que não conseguimos ouvir o que está acontecendo dentro do motor. O anti-detonante geralmente entra em ação antes que o som se torne audível. Coloquei 87 no meu Pathfinder uma vez, só por diversão. O antigo "get up and go" ganhou impulso e foi embora. Podia-se sentir realmente a perda de potência em aceleração total. Brincar com o combustível para economizar alguns centavos não vale a pena.

Em uma viagem de volta a Wisconsin para buscar alguns filhotes, pegamos o Pathfinder, pois estaríamos transportando filhotes de volta para o Oregon. Parecia que muito do combustível que recebíamos estava sendo vendido como premium, mas era de qualidade inferior. O antigo medidor de combustível começava a baixar logo após o abastecimento em alguns postos. Outras vezes, a quilometragem era realmente o que se esperaria de um premium. Usei alguns tanques de 92 E-0 porque estava começando a ficar disponível. Não parecia ter nenhuma vantagem sobre o 91 E-10. O 92 E-0 é bastante comum hoje em dia. Seria interessante usá-lo em um motor configurado para 87.

#13 ·
Quanto maior a octanagem, mais longa a fase de detonação em um ICE. Muitas pessoas pensam que a gasolina de alta octanagem é mais potente do que a gasolina de baixa octanagem. Isso não é verdade. A energia produzida por um galão de gasolina de alta e baixa octanagem é quase a mesma. Qualquer variação mínima depende dos aditivos usados por refinadores e misturadores. As principais características da gasolina de alta octanagem são uma temperatura de ignição mais alta e uma taxa de queima mais lenta.
Descobri que uma octanagem mais alta ajuda no desempenho do motor em altitudes mais elevadas.

#14 ·
Interessante que esta discussão não tenha entrado na situação do etanol. Há alguns anos, tive meu F350 v10 em Wyoming e nenhuma da gasolina lá continha álcool. Obtive quase 15% a mais de quilometragem, mesmo com 85 octanas. O álcool deveria ajudar a resolver o problema da poluição do ar, mas quando você queima mais combustível usando-o, você produz mais CO2, então qual é o ganho líquido?